jul 30 2012

Donostia participa da 3º edição do Tapas Week em São Paulo

Category: GastronomiaRedação Balada CERTA @ 14:55

Entre os dias 3 e 11 de agosto, o Tapas Week reunirá o melhor da gastronomia espanhola, em um roteiro exclusivo para os que amam as iguarias ibéricas

São Paulo, julho de 2012 – Em sua terceira edição, o Tapas Week contará com a participação do Donostia, localizado na Rua Simão Álvares, em Pinheiros, de 03 a 12 de agosto. Promovido pelo Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha, o evento leva ao público a oportunidade de conhecer a diversidade de sabores e receitas da tradicional e da nova cozinha espanhola, assim como degustar os excelentes vinhos produzidos na região.

Para aqueles que têm interesse em conhecer a convergência de sabores do cenário gastronômico da Espanha, o Tapas Week é a ocasião mais adequada. Pelo valor de R$ 55,00 (sem bebida) ou R$ 62,00 (incluindo uma taça de vinho espanhol ou uma cerveja Estrella Galicia), o cliente poderá experimentar o menu degustação do Donostia. Os valores não incluem couvert, taxa de serviço e vallet. O menu montado pelo chef Bruno Cabral, que trabalhou e estudou por sete anos (formado pela Escola de Hotelaria e Restauração de Barcelona) na Espanha desenvolvendo seu conhecimento de alta gastronomia e queijos, é composto por cinco porções que resumem os principais sabores da cozinha espanhola.

O primeiro prato da sequencia é a porção de jamón ibérico de bellota acompanhada de Tosta com “pa amb tomaquet”, seguido de Croquetes de jamón e bacalhau, especialidades da casa e Torrada de aspargos queijo brie e jamón, torrada de pão rústico com queijo brie, aspargo verde e jamón serrano. Como prato principal, Txipirones en su tinta, lulas frescas recheadas e com molhos de sua própria tinta. Para terminar a refeição, Romeu e Julieta, clássico brasileiro com goiabada cascão e queijo minas artesanal de Araxá, como sobremesa.

O restaurante, um dos empreendimentos do Grupo Clash, tem decoração e arquitetura inspiradas nas tabernas espalhadas pela Espanha, com luz reduzida e música ambiente. A atração principal é o balcão de pintxos, que de acordo com a tradição basca, está sempre repleto de opções feitas na hora, como as Tostas de sobrasada mallorquina (chouriço pouco curado das Ilhas Baleares) gratinadas com queijo, Croqueta de presunto cru e bechamel, Batatas bravas e Txipirones em su tinta. Dentre as sobremesas, merece atenção o Miel y mató, uma sobremesa de queijo de ovelha com mel.

Na visita ao restaurante o cliente poderá ainda experimentar a carta de vinhos harmoniosamente elaborada para a combinação com os pratos, além de sangria de vinho ou cava e cervejas especiais. O cardápio conta também com embutidos e queijos, como o típico Manchego, de ovelha e o famoso Jamón ibérico, ou pata negra.

Porção de jamon ibérico sendo cortada


Torrada de aspargos com queijo brie e jamon serrano

Txipirones en su tinta

Sobre o chef Bruno Cabral

Bruno Cabral, formado pela Escola de Hotelaria e Restauração de Barcelona, trabalhou e estudou por sete anos na Espanha, tendo passado um ano em Portugal também. Entre as atuações do chef está a La Tagliatella, rede de restaurantes italianos na Espanha. Cabral é especialista na elaboração de queijos artesanais por curso do Governo da Catalunha e cortador profissional de “Jamon Ibérico” por experiência. Via financiamento do Governo de Minas Gerais, excursionou pelo Estado, onde desenvolveu um senso apurado para o queijo regional artesanal e é jurado do concurso estadual de queijo minas artesanal. Hoje, leva esse conhecimento unido ao da cozinha basca, para o Donostia, em São Paulo.

Tags:

blog comments powered by Disqus