mar 31 2008

Wallace Gomes revela como os egípcios criaram o primeiro calendário da humanidade

Category: Festas & Eventoscontato @ 19:00

Egiptólogo apresenta curiosidades sobre o calendário solar, estações do ano e contagem de tempo

A casa de chá egípcia Khan el Khalili , na Vila Mariana, centro de referência em cultura, arte e gastronomia do Egito, traz no próximo dia 29 de novembro, quinta-feira, às 20h30 , o egiptólogo Wallace Gomes com a palestra “As Cerimônias do Ano Novo no Egito Faraônico” .

Wallace Gomes revela que foram os egípcios que inventaram o primeiro calendário. O sábio Imhotep inventou o calendário egípcio, no ano 2769 antes de Cristo, que era parecido com o que usamos hoje, pois era composto por 365 dias e dividido em 12 meses com exatos 30 dias, acrescentando-se cinco dias extras ao final para comemorar o aniversário dos deuses Osíris, Horus, Ísis, Neftis e Set. O ano egípcio iniciava quando a estrela Sírius surgia no horizonte de Mênfis, a cidade dos primeiros faraós, e que no nosso calendário corresponde ao dia 16 de julho, data em que começava a enchente anual do rio Nilo.

Embora muito próximo do nosso calendário, ele possuía apenas três estações, pois os egípcios não conheciam o inverno, estas estações eram chamadas: Akhet (a enchente), Peret (a emersão) e Chemu (a aridez). A partir deste calendário, os astrólogos egípcios elaboram um zodíaco dividido em doze signos, correspondentes aos doze meses do ano, cada um dos quais regido por um Deus. Dessa maneira, cada signo é representado por uma divindade que, além de dirigir os acontecimentos durante aquela época do ano outorga suas próprias características às pessoas nascidas sob a sua regência.

O Calendário egípcio é considerado o primeiro calendário da história da humanidade. Iniciou a contagem do tempo com a construção das Pirâmides de Gizé sob a constelação de Orion na conjução Sol/Terra - Sirius/Canopus na Via Láctea. O calendário egípcio foi estudado e reconhecido pelos astrônomos gregos, tendo se tornado o calendário base da astronomia por muito tempo.

Na oportunidade Wallace também apresenta o tema “Festa de Dezembro”, onde conta que no Egito sempre se creu que o filho de Ísis (nome egípcio da "rainha do céu") nasceu em 25 de dezembro. Os egípcios usavam galhos verdes de palmeiras nas festas de dezembro como sinônimo de vida, energia e fertilidade.

O evento faz parte de um ciclo de palestras realizadas gratuitamente todo mês no Café Gourmet . O programa é uma boa dica, pois traz informações sobre a vida no Egito Antigo e como influencia os hábitos nos dias atuais.

Serviço :

Tema: “As Cerimônias do Ano Novo no Egito Faraônico” - Egiptologia

Palestrante: Wallace Gomes

Gratuita

Data: 29 de novembro (quinta-feira)

Horário: 20h30

Local: Khan el Khalili (espaço Café Gourmet )

Rua Dr. José de Queirós Aranha, 320 - Vila Mariana

Tel: (11) 5575-6647 - 5571-3209 - 5571-3295 - 5549-7989

www.khanelkhalili.com.br

Mais informações:

Contato Comunicação & Marketing

Pabx: (11) 3288-8424

Erika Soós – 3288-7108

erika@contato.ppg.br

Claudia Dias – 3251-2359

claudiadias@contato.ppg.br

Tags:

blog comments powered by Disqus