mar 31 2008

E tudo acaba em esfiha...

Category: Gastronomiacontato @ 19:00
Delícia libanesa disputa com a pizza o título de quitute mais popular e apreciado pelos paulistanos.

O paulistano adora uma pizza. A redonda é tão consumida em São Paulo, a ponto da cidade ser um dos maiores consumidores dessa comida no mundo. Mas o que tem se percebido, nos últimos anos, é que uma outra iguaria, com características muito parecidas, como a massa redonda e diversos recheios entrou na competição. Com diâmetro menor, a esfiha caiu no gosto popular dos brasileiros e disputa lado a lado com a pizza, marco paulistano, a mesa dos paulistanos. O que percebe-se é que o famoso ditado “E tudo acaba em pizza” está virando mesmo coisa do passado, pois há fortes indícios de que a esfiha chegou mesmo para ficar. A grande contribuição por este feito vem do aumento do número de restaurantes sírio-libaneses que aproximou a população tanto da esfiha, como do kibe, tabule e coalhada seca.

A origem da esfiha remonta ao Líbano. Primeiramente o Iraque, que passou a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos, criou o pão chato e redondo. Depois no Líbano surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola: nascia assim a esfiha aberta. Posteriormente, já no mundo ocidental, a esfiha começou a ser fechada. De lá para cá, muitos ingredientes foram acrescentados para incrementar ainda mais o sabor, como a hortelã que dá um toque especial ao quitute.

As esfihas originais eram feitas de carne de carneiro, mas com as diversas adaptações, mas, hoje, são produzidas com carne moída, frango, queijo... Esta iguaria é uma espécie de disco de massa assada preparada à base de fermento, sal, gordura, farinha de trigo, óleo, ovos e o recheio desejado, praticamente a mesma receita da pizza, mas com uma grande diferença na hora de por a mão no bolso.

Com preços acessíveis e com sabor característico, as esfihas são alternativas tanto para um lanche rápido, quanto para uma refeição. Apesar de não ter origem brasileira, ela já se tornou um dos quitutes mais apreciados pelos “tupiniquins”, que chegam até trocar a famosa pizza de sábado à noite por esta iguaria. Com elevada popularidade as esfihas são práticas, pois dispensam a necessidade de talheres e podem ser apreciadas com as mãos mesmo. Sem mistério!

No tradicional restaurante sírio-libanês Arabesco, localizado na região de Perdizes, em São Paulo, as Esfihas Abertas e as Fechadas têm o preço acessível de R$ 2,50 nos mais diversos sabores: carne, queijo, ricota ou verdura. A Esfiha de Massa Folhada (R$ 5,50), tanto de carne ou de queijo, tem lugar garantido no cardápio e na mesa dos clientes.

Serviço:
ARABESCO
Rua Doutor Homem de Mello, 494 – Perdizes.
Tel: (11) 3872-8164
Horário de funcionamento: das 10h às 23h – de segunda a sábado
Domingos das 10:30 às 17:00
Estacionamento gratuito
www.arabesco.com.br

Av. Paulista, 1765
Tel: (11) 3289-5664
Horário de funcionamento: das 8h às 18h - de segunda à sexta
www.arabesco.com.br

Mais informações:
Contato Comunicação & Marketing
Pabx: (11) 3288-8424
Erika Soós – (11) 3288-7108
erika@contato.ppg.br
Claudia Dias – (11) 3251-2359
claudiadias@contato.ppg.br

Tags:

blog comments powered by Disqus