mai 13 2010

Grátis - Exposição de Gilberto Salvador na igaler!a

Category: Artes & Espetáculoscomunicale @ 06:16

ELOS

Autor de coloridas esculturas, Gilberto Salvador inaugura mais uma exposição individual, na igaler!a


Depois dos quadros espiritualizados de Carlos Araújo, agora é a vez das esculturas instigantes de Gilberto Salvador se apresentarem na exposição ELOS, que acontece de 20 de maio a 15 de junho na igaler!a, primeira galeria de arte de Alphaville.

Consagrado pela crítica, cultuado por colecionadores e artista de grande interesse dos investidores, Gilberto Salvador traz para esta mostra a retomada de seu trabalho com esculturas. O espaço plano das telas foi deixado de lado e o objeto de trabalho passou a ser o campo tridimensional da arte, que desafia a compreensão e as leis de espaço-tempo num paralelo recorrente á pop art dos anos 60. Extremamente rica para arte, esta década lançou grandes nomes como Lichtenstein, Andy Warhol e no Brasil, Cláudio Tozzi, Marcelo Nietzsche, Rubens Gerchman e o próprio Gilberto.

A mostra ELOS tem curadoria de Cláudia Cristina Paronetti, proprietária da igaler!a e traça um panorama da fase escultórica deste inquieto artista plástico, com esculturas de três diferentes períodos de sua carreira, que retratam a sua complexidade, diversidade, versatilidade e principalmente criatividade.

O público poderá contemplar 25 obras em tamanhos variados, como esculturas de chão, de parede e de sobrepor. Cinco dessas obras estarão expostas nos jardins do Condomínio Stadium, que abriga a igaler!a, em meio a folhagens, espelhos d’água e fontes.

Além de receber os apreciadores de arte, a galeria também abrirá a exposição ELOS para visitação de grupos com estudantes de escolas da rede pública e privada. “Estamos cumprindo nosso papel de aproximar o público da região da arte e essa apreciação deve ser estimulada desde a infância”, ressaltou Cláudia.

OBRA INSTIGANTE
Movido por sua inquietação, Gilberto Salvador em sua primeira fase de esculturas, brinca com a desconstrução das formas de objetos recorrentes do cotidiano como o zíper, o cadeado, a onda e outros. Numa segunda fase, desconstrói animais, insetos e objetos, misturando-os e reconstruindo-os como num brinquedo LEGO. Entre as obras deste período estão a Lagostinha, o Tatu Parafuso e outras que criam um universo lúdico e simbólico, com cores quentes como o vermelho, o azul e o amarelo, além do branco e preto.

Em seu mais recente trabalho, Salvador desvenda os mistérios das curvas hiperbólicas, acrescentando suavidade e delicadeza em suas esculturas, que remetem às mais perfeitas curvas femininas como a “SOMBRA III”.

O artista passa com desenvoltura por vários meios construtivos incluindo a madeira, resina, fibra de vidro e utiliza como acabamento uma tinta micro-texturizada, que traz pequenas esferas de vidro, proporcionando um aspecto único às obras. Gilberto domina também a técnica do acrílico que torna leve e efêmera a criação e ainda sua mais recente paixão, a fundição do bronze, consolidando sua obra de forma definitiva.

RICO ACERVO
Grande parte das criações de Gilberto Salvador estão em posse de colecionadores, acervos de grandes investidores e museus de arte em todo o país. Suas obras enriquecem também espaços públicos, como o Metrô de São Paulo.

Gilberto Salvador já expôs individualmente no Museu da Casa Brasileira, na Pinacoteca, no MASP, no Espaço Cultural da FIESP. Também já esteve presente em mostras de outros estados como Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Fora do Brasil, seu trabalho admirado na França, Portugal, México, Cuba e Porto Rico.

SOBRE A IGALER!A
Aproximar o visitante do que há de mais mágico na contemplação de uma obra de arte é a proposta da igaler!a. Como a primeira galeria de arte da região, o espaço pretende estimular os sentidos e o exercício da interpretação com quadros e esculturas de artistas brasileiros modernos e contemporâneos como Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Gustavo Rosa, Claudio Tozzi, Carlos Araújo, Helio Cabral, Fang, Paulo Calazans, Peticov, Carybé, Gilberto Salvador, Frans Krajcberg, Ivald Granato, Sou Kit, Aldir Mendes de Souza entre outros.

O ponto de exclamação na logomarca propõe refletir a reação de êxtase do espectador diante de uma obra. Sob o slogan de “Simplesmente Arte”, a igaler!a está de portas abertas a apreciadores igualmente abertos a experimentar as emoções que a arte proporciona ou para àqueles que desejam fazer uma aquisição de qualidade.

A EXPOSIÇÃO TEM APOIO CULTURAL
Condomínio Stadium
Polo Alphaville de Arquitetura e Decoração
Prefeitura Municipal de Barueri
Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba

EXPOSIÇÃO ELOS
Artista: Gilberto Salvador
Local: igaler!a
Data: 20 de maio a 15 de junho de 2010
Endereço: Edifício Stadium. Alameda Rio Negro, 1.030. Alphaville (manobristas no local)
Horario: segunda a sexta das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 17h
Telefone: (11) 4193-1303
Entrada franca

Tags:

blog comments powered by Disqus