mar 31 2008

Você costuma fazer festas em casa?

Category: Festas & Eventoscontato @ 19:00

Receber convidados em casa pode ser mais simples do que se imagina. Os relacionamentos sociais dos dias de hoje são mais baseados na cordialidade do que no formalismo, fato que acaba incentivando a volta da recepção em casa. Mas o que fazer para receber bem amigos e parentes? Para quem não tem experiência é preciso conhecer regras básicas. Saber como colocar a mesa é quase tão importante quanto ter um bom cardápio. Dani Fontana e Paula Rocha, da NEO10, revelam que “receber não é mais lançar mão de uma série de regras rígidas de etiqueta e oferecer jantares com inúmeros pratos e muita formalidade. Você pode receber para um almoço, jantar, um drinque de maneira descontraída e bem planejada”. O que é necessário então para uma boa recepção? Além de criatividade é preciso ter casa um mínimo de utensílios necessários.

A mesa

Tenha sempre copos, talheres e pratos em número superior ao de convidados, evitando que alguém fique sem ter como se servir. Você pode usar guardanapos de tecido, se tiver em número suficiente, mas se não, use mesmo os de papel, mas daqueles de tamanho maior, não os pequeninos usados em restaurantes.

Convidados

Por exemplo, na hora de decidir qual o tipo de serviço irá utilizar, certifique-se do número exato de convidados e do tom que você quer dar a reunião.

Se você não dispõe de lugares suficientes à mesa para um jantar a francesa, parta para a opção de um jantar a americana, com os pratos e os talheres colocados num aparador ou buffet.

· Serviço à francesa : é um serviço cerimonioso, sofisticado e exige conhecimento por parte de quem recebe e dos empregados envolvidos. Em ambiente familiar esse serviço deve ser usado para, no máximo, doze pessoas. Os convidados se assentam em lugares determinados pela dona da casa e a mesa já deve estar posta. Geralmente, os anfitriões ficam na cabeceira da mesa e os casais separados. Intercale sempre homens e mulheres.

· Serviço à americana: a refeição fica em um buffet onde são facilmente servidas. Os pratos e talheres podem ser arrumados em uma mesa ou empilhados no mesmo local onde está exposta a comida. É um serviço informal e prático, mas que não perde o charme nem a elegância. A bebida pode ser servida enquanto os convidados se alimentam ou por cada um individualmente. Da segunda maneira, ofereça a primeira rodada e informe que eles mesmos deverão se servir.

· Serviço familiar: é um serviço muito comum entre nós quando recebemos convidados íntimos. As travessas são colocadas no centro da mesa e os talheres são dispostos conforme os lugares. A dona da casa, ajudada pelo marido e filhos, deve servir os convidados. No caso de número maior de pessoas, a anfitriã deve convidar cada um a se servir. Dani Tranchesi e Paula Rocha, da NEO10, lembram que “em casa é comum termos lugares marcados, mas devemos sempre ceder os melhores lugares às visitas”.

Sobre a NEO10

A NEO10 é uma empresa especializada em assessoria de eventos. Oferece as melhores soluções para casamentos, conferências, lançamento de produtos, seminários, festas infantis. Acompanha todos os detalhes desde o planejamento - que envolve ferramentas de comunicação, até contratação de fornecedores, cerimonial, gastronomia.

Dani Fontana Tranchesi

Publicitária, formada pela ESPM em Propaganda e Marketing. Atuando no mercado publicitário, trabalhou na área de atendimento na agência DPZ, em SP. Alguns anos depois, decidiu realizar o curso de decoração de interiores na Escola Panamericana de Artes, montando, logo após, o seu próprio escritório. Atuou neste mercado durante 10 anos, tendo como principais projetos reformas e decoração de interiores em residências, escritórios e vitrines de lojas.

Da esquerda para a direita: D

Tags:

blog comments powered by Disqus